GONÇALO LEONARDO

CONTRABAIXO | COMPOSIÇÃO

Nasceu em Caldas da Rainha em 1983. Estudou violino no Conservatório de Caldas da Rainha e posteriormente no Conservatório de Coimbra, cidade onde se licenciou no curso de Professores de Educação Musical do Ensino Básico. É também em Coimbra que começa a tocar Contrabaixo e que integra o GEFAC (Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra).

Em 2006 ingressa no Hot Clube de Portugal, em Lisboa, onde estuda com Bernardo Moreira e Nelson Cascais e paralelamente teve aulas particulares com Demian Cabaud.

Em 2012, licenciou-se no curso de Jazz da Escola Superior de Música de Lisboa tendo como professores Nelson Cascais, Pedro Moreira, João Moreira, Afonso Pais, Bruno Santos, André Fernandes, Sérgio Azevedo, entre outros.

Participou em diversos workshops e masterclasses, nomeadamente com Carlos Barretto, Carlos Bica, John Taylor, Lee Konitz, San Francisco Jazz Collective, assim como no Lisbon Jazz Summer School, no CCB, com Ben Street, Danilo Perez, entre outros.

Viveu em Nova Iorque durante duas temporadas: durante o ano de 2011 e de 2015 a 2016, onde tocou com músicos como André Matos, Pete Rende, Yago Vazquez, Tommy Crane ou Colin Stranahan em diversos clubes da cidade, tais como Club Bonafide, Rockwood Music Hall ou Silvana.

Também nesta cidade frequentou aulas particulares com David Wong, Ben Street, Drew Gress, Chris Lightcap e Aidan Carroll, bem como workshops e masterclasses com Christian McBride, Steve Coleman, Barry Harris e Maria Schneider. Frequentou ainda um curso de verão intensivo na School for Improvisational Music em Brooklyn com Ralph Alessi, Matt Michell, Tom Rainey, Chris Lightcap, Drew Gress, entre outros.

Integrou e tem vindo a participar em diversos grupos dos quais se destacam: Zé Soares Trio Nine Ways, Pensão Flor, Reunion Jazz Big Band, Orquestra Jorge Costa Pinto, Big Band do Municipio da Nazaré.

Atuou em diversas salas do país, como Coliseu de Lisboa, CCB, Hot Clube de Portugal, Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra), Teatro Municipal da Guarda, Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), CCC (Caldas da Rainha), Fórum Luísa Todi (Setúbal), ACERT (Tondela), Teatro de Vila Real, entre outros.

Atualmente, para além do seu quarteto, integra diferentes formações, de vários estilos musicais, colaborando ativamente com músicos da antiga e da nova geração do jazz português.